Publicado: 14 de Outubro de 2022
CadÚnico: governo prorroga prazo para atualização de dados por mais 30 dias

O Ministério da Cidadania anunciou, no final desta quinta-feira (13), a decisão de prorrogar o prazo de atualização das informações no Cadastro Único (CadÚnico) por mais 30 dias.

A data limite para que os brasileiros revisassem seus dados, até então, estava programada para esta sexta-feira (14), mas, devido às enormes filas nos postos do CadÚnico em diversas cidades brasileiras, causando tumulto e preocupação dos beneficiários, foi necessária a extensão do prazo original.

No Rio de Janeiro e em Belém, brasileiros que não conseguiram ser atendidos durante o dia fizeram fila à noite, dormindo em frente aos pontos de atendimento para não perderem os benefícios.

O sistema do Cadastro Único é a principal ferramenta do governo para a avaliação da situação das famílias de baixa renda no país e, assim, permitir a inclusão em programas federais como Auxílio Brasil, Auxílio Emergencial, Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros auxílios.

Segundo o Ministério da Cidadania, mais de 1,4 milhão de famílias inscritas no CadÚnico foram convocadas a realizar a revisão dos dados, sendo que 757 mil recebem o Auxílio Brasil e caso não fizessem a atualização dentro do prazo, teriam o benefício suspenso.

O envio de dados atualizados é obrigatório para quem recebe alguns desses benefícios. Sem a revisão das informações, os auxílios serão suspensos e posteriormente cancelados.

As famílias inscritas devem atualizar os dados cadastrais a cada dois anos ou sempre que houver alteração (filhos, cônjuge e outros). Quem for convocado para verificação, deve comparecer a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou a um posto de atendimento do Cadastro Único do município.