Internautas do fórum do Portal Contabeis relataram erros ao tentar selecionar a conta bancária pré-cadastrada para recebimento da restituição do Imposto de Renda 2022, ano-calendário 2021..
Um internauta e contador explica que fez a declaração do Imposto de Renda 2022 para dois clientes e, após finalizar o preenchimento do documento, o sistema não ofereceu opções para escolher uma conta pré-cadastrada para, assim, receber a restituição.
O Portal Contábeis entrou em contato com a Receita Federal que informou que não detectou o problema relatado pelo usuário.
O especialista tributário e auditor-fiscal aposentado da Receita Federal, Valter Kopp, explica que o erro no sistema ocorreu porque neste ano “as restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física estão restritas aos bancos da rede arrecadadora de tributos federais.”
Por esse motivo, o especialista pontua que mesmo que a conta de um banco não credenciado apareça na declaração de bens, não estará disponível para selecionar como conta pré-cadastrada.
Pensando nesse problema que alguns usuários têm enfrentado, Valter orienta:
“Embora não seja possível, de forma direta, escolher esses bancos, caso a chave PIX em uma dessas instituições seja o CPF do declarante, este poderá utilizar da opção oferecida pelo sistema que vai aparecer em sua tela como: “Tipo da conta 4 - PIX”.
Por fim, o especialista frisa que neste caso, nenhuma outra informação é solicitada e o crédito da restituição se dará conforme o desejo do declarante.
Lembrando que o prazo final para entrega da declaração do Imposto de Renda é hoje (31) e os documentos podem ser transmitidos até às 23h59.